Páginas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Felipão põe fim às invenções no Palmeiras

– No dia que eu inventei uma nova formação, tomei de três (a zero). Não vou dar mais uma de inventor. Vou devagar, com os pés no chão.
Técnico do Verdão Luiz Felipe Scolari
A frase acima é de Luiz Felipe Scolari, atribuindo como “invenção” o esquema adotado na derrota por 3 a 0 para o Atlético-GO, no Pacaembu, há oito dias. Agora, ele quer manter um time mais cauteloso, como nos dois últimos jogos: vitória (2 a 1) sobre o Atlético-MG e empate (1 a 1) com o Fluminense.
No dia que Felipão diz ter inventado, ele iniciou o jogo no 4-4-2, com dois laterais ofensivos (Vitor e Gabriel Silva) e apenas um volante de forte marcação (Edinho). A defesa ficou exposta e a equipe sentiu.
O placar negativo diante do Atlético-GO fez Scolari se convencer de que o ideal, no momento, é fazer o time “jogar na boa”, como ele mesmo definiu, com uma defesa sólida, sem dar espaços aos rivais.
– Não podemos mudar. Com o time aberto, como ocorreu diante do Atlético-GO, será complicado. É tentar achar um padrão de jogo, coisa que o Felipão está tentando nesse momento – disse o goleiro Marcos.
A formação cautelosa conta com Fabrício como um dos principais curingas. O atleta ora funciona como um terceiro zagueiro, ora como um lateral-esquerdo. O esquema varia do 3-5-2 para o 4-2-3-1, de acordo com alguns momentos das partidas.
Outro homem de confiança do treinador é Marcos Assunção, responsável pelas cobranças de faltas e escanteios do Verdão. Além disso, o volante tem funcionado como um meia-armador, deixando Valdivia e Kleber com liberdade no ataque.
O curioso é que, nos últimos dois jogos, o Palmeiras só fez gols quando Felipão deu mais ofensividade ao time. A busca por uma defesa sólida, por enquanto, tem prejudicado o ataque. O desafio do técnico ainda é achar equilíbrio.
Peças-chave nas formações de Felipão
Fabrício
O atleta tem sido responsável por variar o esquema do time do 3-5-2 para o 4-2-3-1 durante os jogos. Ora é zagueiro, ora é lateral.
Marcos Assunção
Com a formação cautelosa de Felipão, tem sido o principal armador do time, além de dono das bolas paradas.
Luan
É o atacante usado pelas pontas para deixar o time mais ofensivo. Foi assim contra o Galo e o Flu. Não tem se destacado.

Nenhum comentário: